Casa Afrocarioca das Artes

Banner 40 x 65cm_v02-01

Cinema  –  Gastronomia  –  Música  –  Poesia

Cinema em julho – Filmes de Zózimo Bulbul convidam novos cineastas!

Teremos exibições de filmes/curtas de Zózimo Bulbul abrindo a sessão seguindo com filmes de novos cineastas, como:  Kbella, de Yasmin Tainá (filme criado a partir da experiência que a cineasta teve ao assistir “Alma no Olho” de Zózimo)

Onã do CRUA (Coletivo Criativo de Rua criado por um grupo de jovens do Rio de Janeiro, interessados em expressões artísticas populares)

Jalí, curta experimental criado pelos participantes do nosso, Ponto de Cultura-Revisitando Zózimo Bulbul, nas trilhas do cinema negro

Filmes de jovens cineastas africanos como OYÁ de Nosa Igbinedion, da Nigéria (o filme fala sobre super-heróis Orixás) e AFRIPÈDIA de Teddy Goitom, da Etiópia (filme que fala sobre moda e comportamento contemporâneo na África).

Cinema em agosto – filmes sobre a história​ do samba, personalidades negras e histórias infanto-juvenis de matriz africana.

Em agosto começaremos o mês com histórias do samba com o filmeSamba no Trem de Zózimo Bulbul, Aniceto do Império de Zózimo Bulbul,  Delegado de Clementino Jr e Rainhas de Bateria de Jorge Coutinho. Continuaremos com Zona Carioca do Porto de Zózimo Bulbul, O Papel e o Mar de Luis Antonio Pilar, o africano Dialemi de Nadine Otsobogo do Gabão (um história onde sonho e realidade se confundem). Teremos também filmes infanto-juvenis, como Do Outro Lado de Lá de Lázaro Ramos e O Plano do Ano de Rafael Cruz.

Gastronomia – em julho teremos culinária africana e brasileira com oAfrogourmet da chef Dandara Baptista. Excelente oportunidade de degustar pratos da nossa matriz África e o evento dia 07 de julho abre com o prato favorito e que era especialidade de Zózimo, o Mafê.

Em agosto, teremos a chef Maria Júlia Ferreira com o delicioso Angurmê. Um prato popular conhecido em todo Brasil que ganhou requintes culinários, além do angu seu carro chefe, Maria Júlia também ofereces caldos e sobremesas de dar água a boca.

Música – intervenções musicais em vários estilos. Do samba ao soul passando pelos batuques ancestrais. Começando com Jovi, passando por Marquinhos de Osvaldo Cruz, Rubens Confeti, representantes do Centro Cultural Cartola. E nas pickupsdj JG e dj Bieta.

Dança e Poesia – perfomances de matriz africana com as Rainhas Negras, o Lata Doida – grupo cultural que trabalha com confecção de instrumentos musicais reaproveitando materiais, composições coletivas e outras atividades que visam novas linguagens musicais fechando com Grande Companhia Brasileira Mystérios e Novidades formado por  atores e músicos em pernas-de-pau, diversos colaboradores das áreas de direção de arte, músicos, autores e também pela orquestra “Gigantes pela Própria Natureza, dirigidos por Lígia Veiga.

Homenagem aos Atletas Olímpicos/as Negros/as Brasileiros/as – no mês de agosto faremos no dia 22/07, faremos uma Conversa com –  Lica Oliveira, ex-atleta olímpica participantes das das Olimpíadas (Los Angeles 84 e Seul 88) e Luana Bartholo, ex-atleta olímpica dos Jogos de Londres-2012.

E a Casa Afrocarioca das Artes faz parte do circuito da Campanha Contra o Racismo e Intolerância Religiosa 2016.

Local:  Centro Afrocarioca de Cinema

Datas:  JULHO – 08, 15, 22 e 29.  

            AGOSTO – 04 e 05, 11 e 12, 18 e 19, 26

HORÁRIO: de 18:00 ás 22:00

ENTRADA:  gratuita