Cinema Negro em Foco – BOLETIM CENTRO AFRO CARIOCA DE CINEMA

unnamed

 

Olá cineastas!

Sejam bem vindos ao boletim semanal do Ponto de Cultura : Revisitando Zózimo Bulbul, sangue que circula: trilhas do cinema negro que acontece no Centro Afro Carioca de Cinema.

Uma semana repleta de atividades! Depois da imensa procura pelo curso, mais de 120 inscritos, tivemos que realizar uma seleção que escolheu 50 participantes (nossa máxima capacidade).

njideka-akunyili-the-rest-of-her-remains

Divulgada a lista e com tudo acertado era hora de aguardar o nosso primeiro encontro. Na área externa da organização recebemos estudantes, nossa equipe, os professores Tom Farias, Antonio Pilar, Biza Vianna e Joel Zito Araújo que nos concedeu a aula magna. Além disso fomos agraciados com a presença de Léa Garcia, presidente da associação e da Equipe da Secretaria de Cultura do municipío representados por Guilherme e Sofia.
Não parou por aí Não! Joel em sua aula, bem descontraído, disse sobre o cinema e sua arte COLABORATIVA!

IMG_5714

No segundo dia tivemos a presença do amigo e roteirista Antonio Molina que conduziu o debate após a sessão do filma ‘’ il va pleuvoir sur a conacry’’ de Cheick Fantamady Camará . Molina falou sobre vencer nossos desafios com bom humor e simpatia.

No terceiro dia tivemos a presença de nossa querida Carmen Luz, cineasta e coreógrafa que analisou junto a turma o filme ‘’Genesis’’ de Cheick Oumar Sissoko. Parece que o tempo passou rápido demais, e os participantes queriam mais! Carmen falou sobre desconstrução de paradigmas e construção de identidades citando Lélia Gonzales e outros ícones desconhecidos de nossa história.

No quarto e último dia da semana tivemos nossa primeira aula de roteiro com Antonio Molina e Tom Farias que nos deliciaram com a arte de contar histórias.

Acompanhe nossas atualizações no site www.afrocariocadecinema.org.br e em nossa página aqui do face Encontro de Cinema Negro Brasil, África e Caribe/ Zózimo Bulul.

Centro Afro Carioca de Cinema
Faça parte dessa história!