Encontro de Cinema Negro Zózimo BulBul Brasil, África e Caribe – 11 anos

Os Encontros de Cinema Negro Zózimo BulBul Brasil, África e Caribe é uma iniciativa de Zózimo Bulbul, ator, diretor, criador e roteirista negro, internacionalmente reconhecido, que, através de exibições de filmes brasileiros, africanos e caribenhos, tornou reconhecida, desde 2007, a valorização de um olhar cinematográfico diferenciado do ocidente, tornando-se referência internacional e marco fundamental para uma perspectiva mundial do cinema contemporâneo.

O Encontro acontece no Rio de Janeiro no Cinema ODEON – Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF) e Museu de Arte do Rio (MAR). Contempla a diversidade cultural para que novas gerações alcancem inclusão social através de novas estéticas, com sessões de filmes curtas, médias e longas-metragens de realizadores brasileiros, africanos e caribenhos além da realização de debates e/ou masters class valorizando o olhar de cineastas com descendência africana no mundo.

Os Encontros incentivam o intercâmbio cultural Brasil-África através das relações entre realizadores afrobrasileiros, africanos e da diáspora. Na curadoria há uma preocupação em oferecer um painel do que está acontecendo no cinema feito pela África negra e afirmar o protagonismo das mulheres negras no audiovisual.

Organizado pelo Centro Afrocarioca de Cinema, o Encontro é referência no Brasil e no mundo e mantém o objetivo do fundador, Zózimo Bulbul, cumprindo o papel de privilegiar o protagonismo da identidade negra no audiovisual brasileiro.
O Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul-Brasil África e Caribe, é referência nacional e internacional por valorizar o olhar de cineastas com descendência africana no mundo. É o único desta esfera no Brasil e na América Latina, atraindo a cada ano público maior para cidade. É alternativa para diminuir a lacuna existente em relação a produção cinematográfica afro-brasileira pretendendo valorizá-la como patrimônio cultural.

 

Serviço:
Data: 29/08 à 09/09/2018
Locais: Cinema ODEON, Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF) e Museu de Arte do Rio (MAR).
Contatos assessoria: afrocarioca.divulgacao@gmail.com