SINOPSES DOS FILMES E CINEASTAS INTERNACIONAIS

AISHA JABOUR

Beyond the Wall [Ficção, 13’, 2017,Marrocos]

Sinopse: Em Casablanca, duas crianças berberes estão do lado de fora da sociedade: a jovem Fatima luta para sobreviver e idolatra a Rita, uma libanesa famosa que guarda um doloroso segredo. Enquanto isso, o jovem Samir vende chiclete e inveja os meninos mais velhos que espionam Rita através de um buraco na parede de um banheiro. Samir fantasia sobre o que existe além daquele muro – o mundo proibido e fascinante da mulher inatingível que assombra seus dias.

 

ALAIN GOMIS

Felicitè [Ficção, 123’, 2017,Senegal]

Sinopse: Félicité, livre e orgulhosa, é cantora da noite de um bar em Kinshasa. Sua vida muda quando seu filho de 14 anos se torna vítima de um acidente de moto. Para salvá-lo, ela embarca em uma corrida frenética pelas ruas de uma Kinasha elétrica. Um mundo de música e sonhos.

 

ALASSANE SY

Fallou [Ficção, 30’, 2017,Senegal]

Sinopse: Fallou é a história de um jovem que foi enviado do Senegal para Londres por um marabu ligado a um grupo de extremistas religiosos. Ele vai descobrir, juntamente com a cidade e sua energia, a música e as pessoas de Londres.

 

APOLLINE TRAORÉ

Fronteiras [ Ficção, 90’, 2017,Burkina Faso ]

Sinopse: Quatro mulheres de diferentes regiões desenvolvem amizades durante uma viagem de ônibus pela África Ocidental, enquanto realizam uma jornada diária, enfrentando o desafio universal de serem mulheres independentes.

 

BALOJI

Kaniama Show [ Ficção, 24’, 2018,Congo/Bélgica]

Sinopse: Kaniama Show é uma sátira da televisão nacional em um país da África, espalhando a sua propaganda de poder suave entre as entrevistas complacentes e interlúdios musicais.

 

BERNI GOLDBLAT

Wallay [Ficção,  84’, 2017  ,Burkina Faso ]

Sinopse: Ady tem 13 anos e não escuta mais seu pai que cria-lo sozinho. Seu pai, no limite dos seus recursos, resolve confiar Ady ao seu tio durante o verão. O tio Amadou e sua família vivem do outro lado do mediterrâneo em Burkina Faso. Lá, 13 anos é a idade para se tornar um homem, mas Ady que acha que está de férias, não vê as coisas dessa maneira…

 

CAULEEN SMITH

H-E-L-L-O [ Experimental, 11’, 2015,EUA ]

Sinopse:  H-E-L-L-O traduz a famosa seqüência musical de “Close Encounters of Third Thing”, de Stephen Spielberg, em uma saudação para lugares em torno de New Orleans, repleta de histórias de música e procissão.

 

CAULEEN SMITH

Three songs about liberation [ Experimental, 9’, 2017,EUA ]

Sinopse: Três monólogos adaptados do livro inovador Black Women in White America, editado por Gerda Lerner.

 

CAULEEN SMITH

Triangle Trade  [ Experimental, 14’, 2017,EUA ]

Sinopse: Formas míticas incorporadas no teatro de fantoches e espetáculo cinematográfico

 

CHRISTOPHER HARRIS

Halimuhfack  [ Experimental, 4’, 2016,EUA ]

Sinopse: Uma performer faz uma sincronia labial com áudio de um arquivo com a voz da autora e antropóloga Zora Neale Hurston, descrevendo seu método de documentar músicas folclóricas afro-americanas na Flórida. Nada neste filme é autêntico, exceto o áudio de origem. As imagens trêmulas foram produzidas com uma câmera Bolex, de modo que a sincronização labial é deliberadamente errática e as imagens projetadas, granuladas e em loop de homens e mulheres da etnia Masai recicladas de um filme educativo tornam-se cada vez mais abstratas à medida que o áudio se transforma em encantamento.

 

CHRISTOPHER HARRIS

Reckless Eyeballing  [ Experimental, 14’, 2004,EUA ]

Sinopse: Encontro imagético de Angela Davis, Foxy Brown e Gus.

 

CHRISTOPHER HARRIS

Still/Here [ Experimental, 60’, 2001,EUA ]

Sinopse: Still / here (ainda /aqui) é um documentário experimental de sessenta minutos que explora as texturas visuais e emocionais de edifícios degradados no que uma vez foram os vibrantes bairros tradicionalmente afro-americanos de St. Louis, Missouri.

 

FRANCESCA ANDRE

Charcoal [Ficção, 5’, 2017,EUA ]

Sinopse:  Charcoal (Carvão) captura as histórias paralelas de duas mulheres negras e suas jornadas para superar o colorismo internalizado, encontrar auto-aceitação e, finalmente, redenção. Apesar das vastas distâncias entre elas, essas mulheres enfrentam barreiras semelhantes através de mensagens sociais de estranhos e entes querido: que o sua pele mais escura torna-os menos dignos de amor, aceitação ou respeito. Ainda através esta dolorosa erosão de sua auto-estima, essas mulheres redescobrem seu poder e sofrem uma metamorfose. Eles abraçam totalmente a beleza, versatilidade e dignidade de sua melanina e começam a perturbar o ciclo geracional de auto-ódio dentro comunidades negras.

 

HAILE GERIMA

Child of Resistence [ Ficção, 36’, 1973,EUA]

Sinopse: Evocando a figura de Angela Davis, uma mulher (a onipresente Barbara Jones) encarcerada em uma prisão se dirige aos irmãos negros. A força e a multiplicidade de suas palavras rebatem na variedade das cenas, que se desdobram em performances incisivas, desvarios e pesadelos visuais, alegorias misteriosas e eloquentes. Uma personagem assombrada pelos fantasmas do racismo em todas as suas formas. Um filme assombroso em sua exuberância rara.

 

HAILE GERIMA

Bush Mama[ Ficção, 97’, 1975,EUA]

Sinopse: Uma mulher negra à beira de um ataque de nervos. Uma filha para criar e outro bebê a caminho, o marido na prisão, a Assistência Social que ameaça cortar o benefício caso ela não faça um aborto, os vizinhos que falam demais. A violência racista da sociedade americana se precipita sobre uma vida. Mas sua imaginação não cabe no mundo estreito que fizeram para ela. Dorothy sonha. E o filme sonha junto, se debatendo entre a narrativa que mistura os tempos da vida e da memória, a fotografia que vai da crueza ao delírio visual, a banda sonora composta de uma profusão de cartas, discursos, diálogos sobrepostos, repetições e jazz, muito jazz. Um filme à beira de uma insurreição.

 

HAILE GERIMA

Maroon Project [Documentário, 32’, 2018,EUA]

Sinopse: Work in progress – trabalho em andamento de Haile Gerima sobre as comunidades Marrons ( quilombolas) nos EUA.

 

HAILE GERIMA

Teza [ Ficção, 140’, 2008,Etiópia]

Sinopse: Após passar anos estudando medicina na Alemanha, o intelectual Anberber volta à Etiópia, sua terra natal, decidido a contribuir com seus conhecimentos para a melhoria da população. O país, no entanto, está sob o repressivo regime marxista de Mengistu Haile Mariam, e os cientistas são usados para os fins políticos do partido. Anberber não encontra refúgio contra a violência, e as memórias de sua infância não correspondem à realidade. Deslocado e impotente, precisa decidir se resiste ou se simplesmente tenta refazer sua vida.

 

HERIZO RAMILIJAONINA

Ray [Animação, 4’, 2012, Madagascar]

Sinopse: RAY Andrianasolo, professor e veterano que lutou Segunda Guerra ao lado dos franceses, é procurado dois anos depois por uma tropa de atiradores senegalesa liderada pelo general Marcel Freydenberg. Eles querem pegar algo que Ray possuía durante Guerra.

 

JOSZA ANJEMBE

Le bleu blan rouge de mes cheveux [Ficção, 21’, 2015, França]

Sinopse: Seyna, uma adolescente camaronesa de dezessete anos, é apaixonada pela história da França, o país onde ela nasceu e que ela ama muito. Tendo terminado a escola e se aproximando da idade adulta, Seyna tem apenas um desejo: adquirir a nacionalidade francesa. Mas seu pai Amidou se opõe ferozmente a isso.

 

LAZA RAZANAJATOVO

Fasa [Ficção, 16’,2016, Madagascar]

Sinopse: O boi zebu desempenha um papel central na cultura malgaxe. Uma mulher se pergunta sobre o desaparecimento de seu pai quando ela era criança e cuja participação era o roubo de um zebu. Fasa, (Beutiful), é um filme sobre o local de luto para os malgaxes. “O luto é como um encruzulhada no mar, onde é sempre difícil chegar à costa”.

 

LUCIANA FARAH

Palmas para Mim [Documentário, 74’,2017, Uganda/ Qatar/ UK]

Sinopse: A tradição Africana reza que os jovens não falem antes dos mais velhos. Após uma longa guerra civil, 75% da população de Uganda tem menos de 30 anos de idade e nunca conheceu outro presidente que o ditador Yoweri Museveni. Em Kampala, capital de Uganda, essa juventude que cresceu sob um silêncio opressor hoje reinventa a poesia tradicional em formato de slam para se fazer escutar.

 

MANOHIRAY RANDRIAMANJO

Afropower [Animação, 7’, 2010, Madagascar]

Sinopse:  José é um artista plástico cego. Jaona vive em um bairro modesto e sua casa serve como um pequeno laboratório de ciências.

 

MANTHIA DIAWARA

An Opera of the words / Uma Ópera do Mundo [Documentário, 70’, 2017,Portugal/USA/MalI]

Sinopse: O filme é baseado na ópera africana “Bintou Wéré. Un opéra du Sahel”, uma narrativa do eterno drama da migração. A ópera filmada em Bamako em 2007, serve de espelho para Manthia Diawara construir uma história estética e reflexiva, através da música e da dança, sobre a atual crise dos refugiados e a tragédia intemporal da migração entre Sul e Norte, examinando a realidade dos encontros culturais através dos conceitos de mestiçagem e hibridismo. O sucesso e o limite da fusão das perspectivas africana e europeia são testados pelas interpretações entrelaçadas da ópera “Bintou Wéré. Un opéra du Sahel” com arquivos do passado e do presente relativos a imagens de migrações, com árias clássicas europeias e com entrevistas a intelectuais, artistas e ativistas sociais, europeus e africanos.

 

NELSON MAKENGO

Tabu  [Documentário, 15’, 2017,Congo/Bélgica]

Sinopse: Tabu caminha pelas ruas de Kinshasa vendendo afrodisíacos. Uma viagem ao mundo de raízes e pós onde personagens coloridos buscam prazer a todo custo.

 

SEWAR KINDANE

Proclamation Pontuation [ Experimental, 5’, 2017,EUA ]

Sinopse: Proclamation Punctuation é um fascinante filme de moda centrado em uma mulher fabulosamente fascinante que recita um pequeno solilóquio em homenagem ao seu amor pelo uso de pontos de exclamação em suas cartas. Pontos são tão pontos, onde com um ponto de exclamação anima uma sentença! Simplesmente não há nada pior do que uma longa frase arrastada que termina em um ponto sem graça! Então, quando os pontos de exclamação são sua filosofia de vida, é preciso sempre manter o ritmo!

 

SHIRIKIANA AINA

Footprints of Pan Africanism [Documentário, 90’, 2018,EUA / Gana]

Sinopse: O documentário Footprints of Pan-Africanism (Pegadas do Panafricanismo) revisita a era da emergência de Gana após a independência, quando os africanos no continente e na diáspora participaram na construção de um território libertado. Este movimento, enraizado na determinação de reafirmar a humanidade dos negros e recuperar-se do impacto da escravidão e do colonialismo, constituiu uma parte essencial e indispensável da visão pan-africana global para a libertação, que nos anos 50, 60 e 70 inaugurou. em nada menos que uma revolução política e cultural negra. Em última análise, a Footprints celebra os desafios que as gerações jovens continuam a representar para aqueles que ainda não pegaram o bastão dos grandes sonhadores pan-africanos.

 

SITRAKA RANDRIAMAHALY

Rough life [Animação, 5’,2015, Madagascar]

Sinopse: Se você nasceu sem nada e seu futuro está marcado. Levante-se e ande!

 

TOJO NIAINA RAJAOFERA

Da tsisy Da [Animação, 4’, 2016, Madagascar]

Sinopse: Na trilha de seu pai, um monstro o persegue ele!

 

YARA COSTA

Entre eu e Deus [Documentário, 60’,2018, Moçambique]

Sinopse: Karen é uma jovem muçulmana, da Ilha de Moçambique, local histórico de confluência de culturas e onde até recentemente, um “Islão africano” coexistia harmoniosamente com outras práticas religiosas. Karen está agora a descobrir-se no que
chama de “Islão puro” vindo da Arábia Saudita e quer ver Moçambique tornar-se num estado islâmico.