Laboratório Permanente de Formação em Cinema Negro 2018

Laboratório Permanente de Formação em Cinema Negro
Centro Afro Carioca de Cinema Zózimo Bulbul
(Curso de Aperfeiçoamento – 100h)

O Laboratório é uma inciativa do Centro Afro Carioca de Cinema Zózimo Bulbul e tem o objetivo de promover espaços permanentes para troca e construção de ideias sobre o cinema negro. Em 2018, serão 12 encontros quinzenais, de abril a novembro, além da participação nas atividades do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul Brasil, África e Caribe, tais como o seminário e debates.

Neste primeiro ano do Laboratório profissionais experientes vão compartilhar saberes e práticas no campo do cinema negro e suas especificidades.
Em 2018, serão discutidos temas como: A importância das janelas de exibição, como os Encontros de Cinema Negro Zózimo Bulbul Brasil, África e Caribe, de fóruns como o FICINE – Fórum Itinerante de Cinema Negro – e das associações, como a A.P.A.N – A Associação dxs Profissionais do Audiovisual Negro e dos espaços de formação; Noções básicas de roteiro e pitching; Curadoria; Fotografia; Editais, Produção Executiva e a Interface Gênero e Raça; Crítica Decolonial e Construções de narrativas afrocentradas; Cinemas Africanos, Cinemas Afro-diaspóricos; Pesquisa e Relações Étnico-raciais no Cinema; Representações e Imagens Afro-diaspóricas; Introdução a Animação no Cinema Negro; Narrativas infanto-juvenis; História Afro-brasileira e as Políticas Afirmativas; Precursores do Cinema Negro no Brasil.

Informações do Laboratório Permanente de Formação em Cinema Negro 2018 / Centro Afro Carioca de Cinema Zózimo Bulbul.

Inscrições: de 12 de abril até 26 de abril.
Resultados dia 30 de abril.
Lançamento do Laboratório: Encontro aberto aos interessados dia 19 de abril, às 18h30min, no Centro Afro Carioca de Cinema Zózimo Bulbul. Endereço: R. Joaquim Silva, 40 – Centro, Rio de Janeiro.
Início: 19 de abril de 2018.
Número de vagas: 40
Duração do Laboratório: de abril até novembro, com encontros quinzenais às quintas-feiras, das 18h às 21h30min.
Gratuito.
Carga Horária: 100h
Certificado com um mínimo de 75% de participação.
Realização: Centro Afro Carioca de Cinema Zózimo Bulbul, Grupo de Análises de Políticas ePoéticas Audiovisuais (GRAPPA/Universidade do Estado do Rio de Janeiro).
Apoio: Núcleo de Estudos Afro-brasileiros/ UERJ.
PPRER – Programa de Pós-graduação em Relações Étnico-raciais do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)
Cronograma do Curso – 5ª feiras, das 18h às 21h30min

Encontros previstos até o final de 2018:

19 de abril de 2018 – Lançamento do Laboratório, Viviane Ferreira + Ana Paula Alves Ribeiro. Viviane Ferreira fala dos espaços de encontros, associações e formação: Centro Afro Carioca de Cinema e A.P.A.N.

3 de maio de 2018 – Editais, Produção Executiva e a Interface Gênero e Raça – Carolina Costa (ANCINE) + Érica de Freitas (Encantamento).

17 de maio de 2018 – Crítica Decolonial e Construções de narrativas contra hegemônicas – Sabrina Fidalgo + Juliano Gomes.

7 de junho de 2018 – Pesquisa, Cinema e Relações raciais – Roberto Borges & Samuel Oliveira + Clementino Júnior.

21 de junho de 2018 – Representações e Imagens Afro-Diaspóricas – Júlio Tavares + Janaína Damaceno

12 de julho de 2018 – Cinemas Africanos, Cinema Afro Diaspórico. Brasil e as pontes criadas por Zózimo Bulbul – Carmen Luz + Kátia Costa-Santos.

26 de julho de 2018 – Noções básicas de roteiro e pitching – Antonio Molina + Francine Barbosa.

9 de agosto – a definir

29 de agosto a 9 de setembro: Os participantes do Fórum serão orientados a participar das atividades educativas do encontro, tais como master classes, debates, mesas, entre outras atividades, que serão desenvolvidas no Cine Odeon, Museu de Arte do Rio, e CCJF.

20 de setembro – Mesa dos curadores, Joel Zito Araújo e Janaína Oliveira. Ana Paula Alves Ribeiro, mediação.

4 de outubro – Iniciação a Animação no Cinema Negro e Animação e Narrativas infanto-juvenis – Adriano Cipriano; Sandro Lopes & Renato Noguera

18 de outubro – Fotografia – Ierê Ferreira, Vantoen Pereira Jr.

8 de novembro – História e cultura afro-brasileira e as Políticas Afirmativas – Maria Alice Rezende Gonçalves + Políticas Públicas e Políticas Afirmativas – Monalyza Alves

22 de novembro –– Encerramento.