Curso: Ponto de Cultura

Em 2011, O Centro Afro Carioca de Cinema foi contemplado com o “Ponto de Cultura”, que realiza um antigo desejo de Zózimo Bulbul – passar para os mais novos seu conhecimento e pratica sobre cinema brasileiro, como Ator, Diretor e Montador.

O ponto de Cultura Afro Carioca de Cinema visa à valorização da diversidade da cultura brasileira e a importância da oralidade da cultura africana visando o cinema como ato social de transmissão de sabedoria e troca de experiências, e a continuidade do trabalho realizado por Zózimo nos seminários dos Encontros de Cinema Negro. À formação cultural e técnica em cinema, proporcionará o aumento da renda dos alunos através da produção e montagem de filmes. Iniciamos as oficinas de forma prática, com projeções de filmes, debates e oficinas de história do cinema e roteiro para interessados em cinema e na cultura afro brasileira.

As primeiras oficinas do Ponto de Cultura do Centro Afro Carioca de Cinema realizaram-se de 29 de agosto a 9 de setembro de 2011. A divulgação foi feita através de cartazes, folhetos, divulgação boca a boca e internet, nas redes sociais. Tivemos um total de 33 inscritos, dos quais 28 participaram efetivamente das oficinas.

Os cursos foram “A Importância do Roteiro”, com o professor Antonio Molina e “História do Cinema” ministrado por Zózimo Bulbul.