CICLO DE DEBATES – Cinema e literatura

Folder Lancamento_v07

Este Ciclo de Debates inicia a primeira etapa do 8º Encontro de Cinema Negro – Brasil, África e Caribe – Zózimo Bulbul, que se realizará na última semana de maio. Acompanhe a programação completa em breve em nosso site.

Nos dias 15,16 e 17 de abril a Biblioteca Parque Central (BPE) recebe os mais renomados escritores negros da contemporaneidade para o ciclo de palestras sobre Cinema e Literatura promovido pelo Centro Afro Carioca de Cinema. Tal evento marca o lançamento do 8º Encontro de Cinema Negro Brasil, África e Caribe / Zózimo Bulbul que se realizará no Rio de Janeiro no mês de Maio de 2015.

Com curadoria do cineasta de Joel Zito Araújo e direção de Biza Vianna durante o ciclo de palestra será divulgada a lista de cineastas nacionais selecionados para exibição de seus filmes no Encontro de Cinema Negro.

Podem participar estudantes interessados na temática diaspórica, cineastas, educadores, coletivo de artistas e você que se sentir interessad@!

IMPORTANTE
O ciclo de palestra será gratuito porém há vagas limitadas. Para participar o/a interessada deverá enviar seu contato com nome, email , profissão e telefone para o encontrodecinema@yahoo.com.br e/ou pontodecultura@afrocariocadecinema.org.br.

Aqueles que participarem dos 3 dias poderão solicitar certificado que será emitido pela organização do evento.

Formação em cinema gratuita e com qualidade é no Centro Afro Carioca de Cinema!

SOBRE OS PALESTRANTES

Aldri da Anunciação- Em 2009, realiza o texto teatral NAMÍBIA,NÃO!, selecionado para o Núcleo de Leituras – Negro Olhar no Centro de Cultura Laura Alvim. Em 2013, conquista o Prêmio Jabuti de Literatura (juvenil).

Ana Maria Gonçalves – Seu segundo romance, Um defeito de cor, de 2006, conquistou o Prêmio Casa de las Américas na categoria literatura brasileira.

Conceição Evaristo – Mestra em Literatura Brasileira pela PUC-Rio, e Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense.O romance Ponciá Vicêncio, de 2003, aborda temas como a discriminação racial, de gênero e de classe.

CUTI – Um dos mais destacados poetas negros contemporâneos,
poeta, ficcionista, ensaísta, militante da causa negra, fundador dos Cadernos Negros, participou do Jornegro, Quilombhoje Literatura, Festival Comunitário Negro Zumbi. Tem varias obras publicadas, é um estudioso da produção de escritores negros, passada e presente.

Jefferson De – Realizador de curtas-metragens, lançou em 2010 seu primeiro longa-metragem, Bróder

Joel Zito Araújo – Cineasta e doutor em Ciências da comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP e fez pós-doutorado no departamento de rádio, TV e cinema e no departamento de antropologia da University of Texas, em Austin, nos Estados Unidos.

Paulo Lins – Romancista, roteirista e poeta,conquistou reconhecimento com a publicação, em 1997, do livro Cidade de Deus, sobre a vida nas favelas do Rio de Janeiro.

Uelinton Alves – Professor, jornalista e escritor, em 2008, lançou o livro “Cruz e Sousa: Dante Negro do Brasil. E recentemente publicou o livro José do Patrocínio: a imorredoura cor do bronze.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Dia 15 – Teatro Alcione Araújo (manhã e tarde)

10H30 Abertura Oficial
Presenças de representantes:
BNDS
Secretaria Estadual de Cultura – SEC
Centro Afro Carioca de Cinema
Projeto Cores da Africa

11h Brinde no saguão

11h30 Mesa sobre Adaptação de Romances para cinema e Séries de TV
Convidados: Paulo Lins, Ana Maria Gonçalves

13h30 Intervalo de almoço

16h às 19h Exibição de filme seguido de debate

Dia 16 – Auditório (manhã)

10h30 – Mesa sobre dramaturgia negra
às 13h30 Com: CUTI, Jefferson De Aldri da Anunciação

Dia 17 – Auditório (manhã)

10h30 – Mesa sobre O personagem Negro no cinema e TV brasileiros
às 13h30
Com: Joel Zito Araújo, Conceição Evaristo e Uelinton Alves.