Chamada Pública de Seleção de Aluna/os para o Ponto de Cultura Revisitando Zózimo Bulbul

PONTO DE CULTURA DO CENTRO AFROCARIOCA DE CINEMA: Revisitando Zózimo Bulbul: O sangue que circula nas trilhas do cinema negro.

APRESENTAÇÃO
O ano de 2018 para o Centro Afrocarioca de Cinema Zózimo Bulbul foi de fortalecimento das nossas ações formativas. O Laboratório Permanente de Formação em Cinema Negro foi um projeto realizado com excelência, coordenado por Ana Paula Alvas Ribeiro, onde, por 5 meses, tivemos aulas que aproximaram o cinema e o pensamento com o objetivo de aperfeiçoar a visão narrativa do cinema feito por afro brasileiras/os.
Foi criada também uma parceria com a escritora Ana Maria Gonçalves, através de Imersão em Roteiros, com experiência prática e técnica de construção de argumentos.
Esta atividade resultou em parceria com o Itaú Cultural/SP, que apoiará jovens escritores, selecionados em pitching no Encontros de Cinema Negro Zózimo Bulbul Brasil, África e Caribe 2018, e estendendo este projeto para São Paulo em 2019.
Para 2019, abrimos as inscrições do Ponto de Cultura Revisitando Zózimo Bulbul, o sangue que circula: Trilhas do cinema negro, que é uma inciativa do Centro Afrocarioca de Cinema Zózimo Bulbul desde 2014, patrocinado pela SMC Prefeitura do Rio. Esta atividade propõe oficinas teórico/práticas de aperfeiçoamento em cinema e suas inúmeras vertentes, revisitando o legado deixado por Zózimo Bulbul, na valorização do cinema negro bem como sua história que atravessa todo o percurso de
nossas ações.

O CURSO
Nesta edição o Ponto de Cultura Revisitando Zózimo Bulbul, realizará em aproximadamente 100 horas de atividades, oficinas e rodas de conversas à noite e aulas práticas à tarde onde profissionais de excelência compartilharão saberes e práticas no campo do cinema negro e suas especificidades.
As aulas básicas serão de segunda à sexta das 17 às 21h, com aulas práticas complementares de 15h às 17h em dias à combinar. Serão 17 dias de aulas, (14 de janeiro a 1 de fevereiro) que incluirá o fim de semana de 26 e 27 de janeiro onde ocorrerão filmagens.
Oficinas: Roteiro, Direção, Filmagem, Fotografia de cena, Direção de arte, Produção, Som direto, Trilha para cinema e Edição.

INSCRIÇÕES

Ficha de inscrição será liberada no dia 20/11 no final desta chamada.
Pré requisitos:
Ensino médio em curso ou concluído;
Preenchimento completo da ficha de inscrição e do aceite deste documento
Prioridades:
Prioridade a pessoas com início de experiência (prática ou acadêmica) em cinema negro;
Ensino médio concluído.

Disponibilidade de vagas: 50 vagas.
Investimento: Gratuito

A comissão de seleção desse processo não se responsabilizará pela veracidade de qualquer dado fornecido pelo candidato e nem por problemas técnicos do candidato que venham a inviabilizar o envio de sua inscrição.

SELEÇÃO E MATRÍCULA
A seleção dos candidatos será feita pela a análise da ficha de inscrição, de acordo com os pré requisitos disponíveis neste edital na seção 3 (Inscrições), caso haja alguma dúvida a equipe de seleção entrará em contato. A participação no processo seletivo não obriga o Centro Afro Carioca de Cinema a selecionar o candidato, senão a partir de critérios definidos internamente pela equipe da instituição.
Lista com os pré selecionados será divulgada até o dia 8 de janeiro de 2019, para a participação em entrevista classificatória nos dia 10 de janeiro no site do Afro Carioca de Cinema e na página do facebook: https://www.facebook.com/CentroAfroCariocadeCinemaZozimoBulbul/
O resultado final oficial será divulgado no dia 11 de janeiro de 2019.

EXIGÊNCIAS
Termo de compromisso: o candidato aprovado nas duas etapas do processo seletivo (análise de ficha de inscrição e entrevista) assinará um termo de compromisso com as regras e valores do Centro Afro Carioca de Cinema.
Deverão ser apresentados os originais e entregues as cópias dos seguintes documentos
no primeiro dia de aula presencial: RG, CPF, Comprovante de Residência e Comprovante de Escolaridade (declaração da instituição ou diploma). O candidato não precisará efetuar pagamento de nenhuma espécie.

Termo de autorização do uso de imagem: o candidato aprovado nas duas etapas do processo seletivo, assinará um termo de uso de imagem, autorizando o Centro Afrocarioca de Cinema a fazer uso de sua imagem sem que isso acarrete qualquer ônus financeiro e jurídico para a instituição, e sem que o candidato tenha nada a reclamar a título de direitos conexos à sua imagem e voz ou qualquer outro.
O candidato inscrito se compromete automaticamente, caso aprovado, a entregar os
documentos comprobatórios dos requisitos exigidos no presente edital na data marcada para o primeiro dia de aula presencial.

INÍCIO DAS AULAS
Segunda-feira, dia 14 de janeiro. Aula inaugural que acontecerá, às 17h, aula fechada para a/os selecionada/os.
Local: sede do Centro Afro Carioca de Cinema.

DISPOSIÇÕES GERAIS
O Centro Afro Carioca de Cinema não se responsabilizará por inscrições não recebidas
por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores que
impossibilitem a transferência de dados.

INFORMAÇÕES
Correio eletrônico: pontodecultura@afrocariocadecinema.org.br
Facebook: https://www.facebook.com/CentroAfroCariocadeCinemaZozimoBulbul/
Site: afrocariocadecinema.org.br

Rio de Janeiro, 14 de novembro de 2018.

FICHA DE INSCRIÇÃO