O I Encontro de Cinema Negro Brasil África com curadoria do cineasta Zózimo Bulbul foi realizado entre os dias 22 e 29 de Novembro de 2007, na cidade do Rio de Janeiro, com exibição de 60 produções entre curtas, médias e longas metragens (48 brasileiros e 12 Africanos) no Cine Odeon, Centro Cultural da Justiça Federal, Caixa Cultural e Tenda na Lapa aberta nos Arcos da Lapa.
O homenageado foi o grande cineasta africano: Ousmane Sembène (1923 a 2007). Sembène foi uma figura chave para o cinema africano, cuja importância e influência podem ser equiparadas à de Glauber Rocha no Brasil. Sambène acreditava que o cinema deveria ser uma escola noturna para o povo africano, uma forma de despertar sua consciência e incitá-los a lutar por melhores condições. Suas posições inspirarm muitos cineastas, além de motivar tantos outros.
Publico estimado de aproximadamente 2500 pessoas entre estudantes, comunidades e publico em geral. Para vinda dos estudantes foi idealizando um projeto especial com as Escolas.
Os desdobramentos do I Encontro de Cinema Negro Brasil África no Rio de Janeiro foram os Seminários realizados no Cine Odeon e no Centro Afro Carioca de Cinema onde foi discutida a situação das produções dos diretores africanos e brasileiros afrodescendentes, a distribuição dos filmes, de suas novas realizações e novos intercâmbios.
Da África foram convidados cineastas da Mauritânia, Senegal, Angola, Nigéria, Burkinafaso, Republica Democrática do Congo, Mali, Guine Bissau e África do Sul.
O I Encontro de Cinema Negro Brasil África contou com a participação de quatro cineastas africanos presentes:
No Brasil foram convidados cineastas do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Rio Grande do Sul e contou com a presença de 43 cineastas brasileiros:
E claro o curador Zózimo Bulbul.
O I Encontro de Cinema Negro Brasil África teve o Patrocínio da Petrobrás e Fundação Cultural Palmares/Minc e as parcerias Institucionais fundamentais do Consulado Geral da França, Furnas Centrais Elétricas, Governo do Estado do Rio de Janeiro através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Centro Cultural da Justiça Federal, SEPPIR, Ministério das Relações Exteriores e Caixa Cultural.
Na cidade de Salvador aconteceu a extensão do Encontro entre os dias 29 de novembro e 04 de dezembro de 2007 na sala de Cinema Walter da Silveira, no Quadrilátero, na Escadaria Paço e realização de Seminários com patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia a convite do Secretario de Cultura Sr. Marcio Meireles.
Este desdobramento do Projeto pode ser considerado como contrapartida para os Patrocinadores que investiram na criação e realização deste Evento no Rio de Janeiro.