O II Encontro de Cinema Negro Brasil África América Latina, com curadoria do cineasta Zózimo Bulbul, foi realizado no Rio de Janeiro entre os dias 13 e 24 de Novembro de 2008, teve várias atividades nos seguintes espaços: Cinema Odeon, Centro Cultural Justiça Federal, Tenda com Projeções nos Arcos da Lapa, Espaço Tom Jobim – Cultura e Meio Ambiente e na Praça dos Pacificadores em Duque de Caxias, contou com a exibição de 65 produções entre curtas, médias e longas metragem (36 brasileiros, 25 Africanos e 4 da América Latina). O encontro realizado no mês da consciência negra homenageou o poeta “Solano Trindade”.
O Público estimado foi de aproximadamente 3000 pessoas entre estudantes, comunidades e publico em geral.
Um meio de transporte especial foi disponibilizado para trazer os alunos de algumas escolas, instituições afrodescendentes e projetos sociais para participar do evento.
Durante II Encontro de Cinema Negro Brasil África/América Latina foram realizados seminários, onde foi discutido a situação das produções dos diretores africanos, brasileiros afro descendentes e Latinos Americanos, a distribuição dos filmes, as novas realizações e novos intercâmbios. Foi oferecido também oficinas de conteúdo histórico, roteiro e produção de cinema e vídeo.
O II encontro foi um marco para firmar parcerias internacionais. Foi através dele que Zózimo (idealizador e curador dos encontros de Cinema Negro), recebeu um convite para levar um grupo de cineastas afro brasileiros ao XXI Festival Pan Africano de Ouagadugou (FESPACO), em Burkina Faso. O festival aconteceu nos meses de fevereiro / março de 2009.
O II Encontro de Cinema Negro Brasil África América Latina, estiveram presentes os seguintes cineastas:
O II Encontro de Cinema Negro Brasil África América Latina teve o Patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e SEPPIR – Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e o apoio do Governo Federal através Secretaria do Áudio Visual, do Consulado Geral da França, Furnas Centrais Elétricas, Centro Cultural Justiça Federal, Ministério das Relações Exteriores, Fundação Ford e Cine Odeon.