CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO DE ALUNOS

CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO DE ALUNOS CINEMA E PENSAMENTO: NARRATIVAS NEGRAS

QualificaçãoAudiovisual Centro Afro Carioca de Cinema Zózimo Bulbul

1. APRESENTAÇÃO

Centro Afro Carioca de Cinema Zózimo Bulbul e a Odun Produções com apoio do CTAV apresentam o Cinema e Pensamento: Narrativas Negras – QualificaçãoAudiovisual Centro Afro Carioca de Cinema Zózimo Bulbul. Dentro do novo contexto vivido de isolamento social, nós do Centro Afrocarioca de Cinema e a Odun Produções, resolvemos adequar o curso ao sistema on line, utilizando a plataforma Zoom.

Vamos aproveitar para aprender com isso. Será um desafio para todos nós, mas esta é a oportunidade de compartilhar esta qualificação com pessoas de todo o Brasil. Faremos um intercâmbio de conhecimento com cineastas de todo o país e isso nos deixa muito animadas.

Ofereceremos uma programação de cursos, com professores de excelência e que são nossas referências da cinematografia preta nacional.

Para iniciar as formações lançamos as inscrições para esta qualificação  que propõe teoria e prática, como objetivo de aperfeiçoamento profissional de cinema e suas inúmeras vertentes na linguagem do cinema negro. Além disso, o ato de revisitar o legado deixado por Zózimo bem como a história do cinema negro que atravessa todo o percurso de nossas ações.

2. O CURSO

O Cinema e Pensamento: Narrativas Negras, é uma qualificação em audiovisual on line e gratuita para pessoas que já tenham experiência e precisa atualizar conhecimento e precisam atualizar conhecimento e/ou se especializar em cinema negro.

A formação se realizará em 4 Cursos : Roteiro, Direção, Direção de Fotografia e Realização em Audiovisual. É possível se inscrever para participar em mais de um  Curso, caso você tenha interesse e experiência de atuação.

O conteúdo será dividido entre aulas sequenciais de teoria e prática, aulas Magnas e Master Classes com profissionais que compartilharão seus saberes no campo do cinema negro e suas especificidades.

2.1 Detalhando os cursos
Os cursos terão um objetivo prático de realizar um curta metragem em isolamento.  Esta realização será dividida entre os 4 cursos.

Curso 1 roteiro – As aulas serão de teoria e prática de escrita criativa e roteirização.  A turma terá  a responsabilidade em criar uma ficção que possa ser realizada em ambientes restritos como casa, quintal, é importante está dispostx a realizar trabalho em grupo.  Caso seja produzido mais de um roteiro no final, a coordenação do curso junto com as professoras avaliarão qual roteiro será possível realizar.

Curso 2 Direção – As aulas de direção a turma trará a oportunidade de absorver conhecimentos e dicas de diretores e diretoras experientes no mercado audiovisual para aprimorar o olhar da direção cinematográfica com focos em linguagens, fotografia, direção de atores e arte. 

Curso 3 Direção de Fotografia – Não vamos ensinar ninguém a filmar, o objetivo deste curso é trazer outras possibilidades do olhar fotográfico.  Com referências, dicas e exercícios para o aperfeiçoamento profissional. 

Curso 4 Realização – A turma terá aulas com teorias e a prática será de, produzir e realizar o roteiro criado no curso 1 roteiro.  Neste curso vamos pensar as possibilidades de criação de arte/cenografia, figurinos, produção, filmagem, edição, finalização de audio e vídeo.  Caso não tenha alunos das turmas dos cursos 2 Direção e Curso 3 Direção de Fotografia cursando nesta turma, convidaremos alguns alunos para auxiliar nesta etapa da realização.

2.3 Aulas e professoras/es

Aula inaugural
Ana Maria Gonçalves, Joel Zito Araújo, ConceiçãoEvaristo, Viviane Ferreira, Flávio Rebouças, Érika Cândido e Wanderley Gomes

AulasMagnas
Roteiro – Ana Maria Gonçalves 
Direção – Joel Zito Araújo

Master Classes
AnaPaula Alves Ribeiro, Biza Vianna, Cristina Amaral , David Aynan, Glenda Nicácio, Janaina Oliveira, Januário Garcia,  Jerferson De, Julio Tavares, Mariana Jaspe, Natara Ney,  Roberto Borges, Sabrina Fidalgo, SafiraMoreira e Viviane Ferreira

Professores
David Aynan, Erica Cândido, Flávio Rebouças, Glenda Nicácio, Irla Franco, Irmãos Carvalho, Juliana Barauna, Viviane Ferreira e Wanderley Gomes

3. INSCRIÇÕES

3.1 Podem se inscrever pessoas que já tenham experiência comprovada em audiovisual

3.1.1 Para inscrição no curso 1 Roteiro é necessário enviar um argumento e/ou 1 capítulo de um curta de ficção.

3.1.2 Para inscrição nos cursos 1, 2, 3 e 4 precisa comprovar a experiência com créditos em trabalhos audiovisuais em algumas destas áreas: Direção, Fotografia, Som direto, Arte, Figurino, Produção e Edição.

3.1.3 É aberto a todas as pessoas acima de 16 anos.

3.1.4 Pode se inscrever em mais de um curso.

3.2 Período de inscrição: 30 de maio a 15 de junho de 2020.  Não serão aceitas inscrições fora do período.

3.3 Forma de inscrição: pelo site https://afrocariocadecinema.org.br a partir do preenchimento completo da ficha de inscrição e do aceite deste documento.

3.4 Esta é uma qualificação profissional gratuita.

A comissão de seleção desse processo não se responsabilizará pela veracidade de qualquer dado fornecido pelo candidato e nem por problemas técnicos do candidato que venham a inviabilizar o envio de sua inscrição.

3.5 Disponibilidade de vagas:

  • Cada módulo terá até 60 vagas.
  • Pode se inscrever em mais de um curso.

3.6 A seleção dará prioridade a pessoas dentro desteperfil:

  • Pessoas pretas;
  • Moradores de periferia;
  • Mulheres;
  • Pessoas trans;
  • Jovens;
  • Baixa renda.

4. SELEÇÃO E MATRÍCULA

A seleção será feita pela a análise da ficha de inscrição, de acordo com os pré­ requisitos disponíveis neste edital na seção 3, caso haja alguma dúvida a equipe de seleção entrará em contato.

A participação no processo seletivo não obriga o Centro Afrocarioca de Cinema Zózimo Bulbul a selecionar a pessoa candidata, senão a partir de critérios definidos internamente pela equipe da instituição.

No ato da matrícula será necessário:

  • Assinar o Termo de compromisso, se comprometendo com as regras, valores e compromissos do Centro Afro Carioca de Cinema. Também a assinatura de um termo de autorização do uso de imagem, em que autoriza o Centro Afro Carioca de Cinema a fazer uso de sua imagem sem que isso acarrete qualquer ônus financeiro e jurídico para a instituição e sem que o candidato tenha nada a reclamar a título de direitos conexos à sua imagem e voz ou qualquer outro;
  • Envio de uma foto de rosto;
  • Envio da cópia do RG.

A pessoa selecionada se compromete automaticamente a entregar os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos no presente edital na data marcada para a matrícula.

5. INÍCIO DAS AULAS

Quarta-feira, dia 22 de junho de 2020, das 18h as 22h, aula inaugural será uma live aberta na página do facebook do Centro Afrocarioca de Cinema Zózimo Bulbul.
As demais aulas ocorrerão a partir do dia 23 de junho de acordo com o cronograma no iten 2.2 desta chamada, on line com link fechado, via plataforma Zoom.

6. CERTIFICADO:

Para receber o certificado será necessário ter no mínimo 75% de participação no curso e nas master classes do curso escolhido.

7.DISPOSIÇÕES GERAIS:

O Curso pretendido, em função da procura e do processo seletivo, pode não ser a ofertado, ao participante ao fim da seleção.

O Centro Afro Carioca de Cinema não se responsabilizará por inscrições não recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

8.INFORMAÇÕES

Em caso de dúvidas, utilizem o nosso e-mail: formacoescentroafrocarioca@gmail.com

Facebook https://www.facebook.com/CentroAfroCariocadeCinemaZozimoBulbul/

9. FICHAS DE INSCRIÇÃO

Pode se inscrever em mais de um curso.

Curso 1 Roteiro – https://forms.gle/Mt3AREfqVn6E5szN9
Curso 2 Direção – https://forms.gle/EykbVcZFeaZa21Q1A
Curso 3 Direção de Fotografia – https://forms.gle/9RdznrHW2C6tFeH46
Curso 4 Realização – https://forms.gle/JvmJWRHeC1Jjhi3c7

Rio de Janeiro, 30 de maio de 2020.