VI Encontro de Cinema Negro Brasil África e Caribe

Há 6 anos consecutivos com curadoria de Zózimo Bulbul e realização do Centro Afro Carioca de Cinema, acontece o Encontro de Cinema Negro Brasil África e Caribe que tem em sua programação mostra de filmes curtas, medias e longas metragem, Oficina, Seminários e este ano Intervenções Urbanas no bairro da Gamboa. A 6ª edição foi realizada de 21 a 29 de novembro. Sua programação foi exibida nos seguintes espaços: no Cinema Odeon(Cinelândia), Centro Cultural da Justiça Federal (Cinelândia), Espaço Oi Futuro (Ipanema) e Exibição ao Ar Livre no Cais do Valongo e na Pedra do Sal (Gamboa).

O 6º Encontro de Cinema Negro Brasil África e Caribe terá 7 mostras temáticas, sendo elas: Mostra África Contemporânea; Mostra Brasil; Mostra Mulheres; Mostra Ritmos; Mostra Caribe; Mostra África Tradicional e Mostra Zózimo Bulbul.

O Centro Afro Carioca de Cinema homenageou o seu Curador e Diretor – Zózimo Bulbul – que em 2012 inicia as comemorações dos seus 50 anos de Carreira e apresentará filmes onde trabalhou como diretor e como ator.

Este ano a programação do Encontro contará com mais de 40 títulos, sendo destaque os filmes dos cineastas:

Balufu Bakupa-Kanyinda (Congo) – apresentará os filmes: Nos também andamos na Lua (“Nous Aussi Avons Marche – Sur La Lune”) – 16′; Afro@Digital – 52’ e Juju Factory – 94’.

Mariette Monpierre (Guadalupe) – com o filme “ELZA” (Le Bonher d’Elza) – 78’, que foi indicado como na categoria melhor filme no “Pan African Festival” realizado pela British Academy of Film and Televison Arts de Los Angeles/EUA, além de outros festivais pelo mundo.

Também se destaca presença do produtor e roteirista do filme “Elza” – Mama Keita – que apresentará longa “O Sorriso da Serpente” (Le Sourire du Serpent – 85’).

Manthia Diawara que apresentará o documentário “Cinema Africano – Diálogo Entre os Cineastas Africanos” (Cinémas Africains – Dialogues Entre Cinéastes Africains – 18’14”). Manthia é professor da Universidade de Nova York, é e um dos mais renomados pesquisadores do cinema africano , com destaque para a importância dos roteiros. Além de apresentar seu filme Manthia dará uma oficina de roteiro e da história do Cinema Africano no Centro Cultural da Justiça Federal, no dia 25 de novembro.

Outra cineasta em destaque é a angolana Pocas Pascoal que apresenta o filme “Por aqui tudo bem”. Pocas é a cineasta de maior destaque no momento no cinema Angolano.

A programação terá também filmes de Zezé Gamboa(Angola – Mopiopio – 56’); Moussa Touré (Senegal – TGV – 90’); Idriss Diabaté (Costa do Marfin – “Murmure Dans TC La Forêt – DôDô du Maître Adepo-Yapo” – 60’).

Além dos cineastas internacionais destacados acima, estarão presentes os cineastas Mansour Sora Wade – Presidente da Associação de Cineastas do Senegal – e Rigoberto Lopez – Diretor da Mostra Itinerante de Cinema do Caribe – mantendo a parceria estabelecida com estas instituições nos anos anteriores. Como também receberemos a Sra. Suzanne Kourouma – representante do FESPACO – Festival de Pan Africano de Cinema de Ouagadougou e do Presidente da Aliança Panafricanista e Ex-Ministro da Diáspora do Senegal Sr. Amadou Lamine Faye.

Na programação Brasil os destaques são “A Pedra” – 15’ de Dudu Fagundes(RJ), “Zeca, O Poeta da Casa Verde – 47’” – Akins Kintê(SP), “Água de Meninos – A Feira do Cinema Novo – 52’” – Fabíola Aquino(BA).

Zózimo Bulbul, nos Encontros de Cinema Negro Brasil África e Caribe, tem realizado um trabalho de aproximação com o cinema dos países africanos e incentivado o cinema realizado por cineastas afro brasileiros sempre em parceria com a direção de Arte de Biza Vianna que assina também a direção de produção dos Encontros de Cinema.

Neste ano Biza Vianna e Zózimo Bulbul assinaram a Direção de Arte do Herança Africana – Intervenções Urbanas no Caminho do Porto, projeto que amplia as atividades do Encontro de Cinema com Exibições ao Ar Livre na Pedra do Sal e no Cais do Valongo.