Nota de Falecimento

É com pesar que Biza Vianna e toda a equipe do Centro Afro Carioca de Cinema comunicam que veio a falecer, na quinta-feira, 24 de Janeiro de 2013, o nosso querido Diretor Presidente – Zózimo Bulbul.

Zózimo iniciou sua carreira em meados dos anos 60, despontou como ator nos anos áureos do Cinema Novo, tendo atuado em filmes muito importantes na História do Cinema Brasileiro. Trabalhou em aproximadamente 30 filmes como ator e foi dirigido por Antunes Filho, Caca Diegues, Ola Balogum, Ruy Guerra, entre outros. Zózimo foi o primeiro protagonista negro de uma novela brasileira, fazendo par romântico com Leila Diniz em “Vidas em Conflito”.

Sua carreira como diretor teve início em 1974, sendo premiado com o curta metragem em preto e branco « Alma no Olho », considerado uma das melhores obras da cinematografia afro descendente. Desde então Zózimo Bulbul realizou 4 curtas, 3 médias e 1 longa metragem, todos com foco específico na valorização e preservação da cultura afro descendente e  na luta contra as desigualdades.

Em todos estes anos atuou e consolidou sua relação com o Continente Africano, desta relação surgiu em 2007, na Lapa,  O Centro Afro Carioca de Cinema – onde foi presidente e promoveu o Encontro de Cinema Negro Brasil África e Caribe,  como uma forma de resistência e valorização da Cultura Africana no Brasil.

Para ele a ARTE era capaz de transformar, e colocar o indivíduo na condição de REALIZADOR e de poder contar a sua própria história.

Zózimo faleceu aos 75 anos, e deixou um legado de resistência através dos seus 50 anos de contribuição na arte cinematográfica, por meio dos seus trabalhos como ator, diretor e difusor incansável da cultura africana no Brasil, sendo pioneiro no trabalho coletivo com cineastas negros de diversas partes do mundo, através dos encontros realizados pelo Centro Afro Carioca de Cinema, que em 2012 realizou sua 6ª edição.

O seu velório foi realizado na Câmara Municipal dos Vereadores, na Cinelândia – RJ, e o seu sepultamento foi no Cemitério São Francisco Xavier no Cajú, região portuária do Rio, no dia 25/01/2013.

“O Cinema é uma arma! Com ele você pode mudar a mentalidade de um povo.”

Matérias sobre o Falecimento